terça-feira, 10 de maio de 2016

LEGENDA PARA QUEM NÃO OUVE, MAS SE EMOCIONA!


LEGENDA PARA QUEM NÃO OUVE, MAS SE EMOCIONA




Imagina você ir ao cinema e não entender o filme da sua própria língua! Parece estranho, né? A campanha “Legenda para quem não ouve, mas se emociona!" é uma luta que todo brasileiro deveria apoiar! A inserção de legenda nos filmes nacionais e peças teatrais vai dar o direito dos surdos ao lazer. Um movimento muito bonito, que vai fazer milhares de pessoas que não escutam se emocionarem!”  ( site Legenda para quem não ouve, mas se emociona)

A iniciativa da campanha “ Legenda para quem não ouve, mas se emociona” é do Marcelo de Carvalho Pedrosa, para ele: “ a campanha pela legenda foi uma ideia minha. Tenho uma deficiência auditiva com grau profundo, mas obtenho um grande ganho com uso de aparelho. A minha turma combinou de ir para o CINE-PE - Festival de Audiovisual 2004, na cidade de Recife/PE, para assistir a vários filmes nacionais e me senti excluído. Então pensei: "o que eu estou esperando?"

No último dia do CINE-PE (5 de maio de 2004), cerca de cem amigos e familiares foram ao Centro de Convenções de Pernambuco, sede do festival, para apoiar a campanha sobre a necessidade de colocar legenda no filme nacional. E as adesões continuam.

Meu objetivo é aumentar o número de pessoas conscientes dos direitos dos surdos e, assim, ter força para lutar por um ideal de igualdade nas atividades de lazer. É oportuno lembrar a famosa frase: "Se não houvesse esperança, não estaríamos lutando".


Considerando que a Campanha da Legenda Nacional completou, em 2015, onze anos de luta pela legenda e visa a promover a conscientização para a acessibilidade dos surdos em teatros, cinemas e demais locais. É importante lembrar que a cada ano, desde 2004, a Campanha realiza encontros nos principais Festivais de Cinema e Teatro espalhados pelo Brasil, como o CINE-PE, Festival de Cinema de Gramado, Festival de Teatro de Curitiba, Festival de Cinema do Rio de Janeiro, entre tantos outros.


Para saber mais 

Nenhum comentário:

Postar um comentário